Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dança em Cabo Frio


A 8.ª edição do Festival Internacional de Dança tem entrada franca e é uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, com organização da Secretaria Municipal de Turismo e do Ballet Márcia Sampaio. Este ano, o evento será realizado entre os dias 5 e 9 de setembro, no Complexo Esportivo Aracy Machado, no bairro Portinho.

No dia 4, terça-feira, a partir das 14h, a organização do Festival oferecerá a alunos e educadores o Projeto Escola que objetiva proporcionar um espetáculo especialmente elaborado com fins educativos e culturais.

Projeto Escola

O Projeto Escola é um viés do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio e acontece desde 2005, ano da primeira edição do evento. Ele foi criado com o objetivo de proporcionar a estudantes e educadores um espetáculo especialmente elaborado com fins educativos e culturais.

Durante as sete últimas edições contou com a presença de várias escolas e um sem número de estudantes que tiveram a oportunidade de assistir a belos espetáculos apresentados por bailarinos de diversos lugares do país.

O Projeto Escola já se firmou como uma referência dentro do Festival, inclusive apresentando coreografias elaboradas por algumas escolas públicas da região.

Programação

1 - Ballet Marcia Sampaio (Cabo Frio/RJ)
O Ballet Marcia Sampaio completa 28 anos de existência na cidade de Cabo Frio, atualmente sediado no Tamoyo Esporte Clube, atuando no ensino do Ballet Clássico sob a direção de Marcia Sampaio, organizadora do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio.
Coreografia: Suíte do Ballet La Fille Mal Gardée
Coreógrafo: Jean Dauberval
Solistas: Beatriz Póvoas, Joana Rosa, Pablo Braga e Mateus Soares

2 - Ballet Marcia Sampaio (Cabo Frio/RJ)
Coreografia: Esmeralda
Coreógrafo: Jules Perrot
Solista: Caroline Neves

3 - FUNSAG- Projeto Turma do Sítio (Cabo Frio/RJ)
O Projeto Turma do Sítio, de natureza sócio-ambiental/educativa, informativa e cultural, desenvolvido pela FUNSAG – entidade assistencial detentora dos títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal - oferece diariamente, às crianças e adolescentes que acolhe, atividades direcionadas à promoção da inclusão social.
Coreografia: Guerreiras do Congo
Participação do grupo de percussão
Oficineiros: Juliana de Oliveira e Jubiabá

4 - Ballet Marcia Sampaio (Cabo Frio/RJ)
Coreografia: Amigas de Clara
Coreógrafo: Marius Petipa

5 - Ballet Marcia Sampaio (Cabo Frio/RJ)
Coreografia: Coppélia
Coreógrafo: Arthur Saint Léon
Solista: Cecília Valadares

6 - Ballet Marcia Sampaio (Cabo Frio/RJ)
Coreografia: Paysant - 1? variação
Coreógrafo: Jules Perrot e Jean Coralli
Solista: Vinicio Oliveira

7 - CRAS Monte Alegre (Cabo Frio / RJ)
Coreografia: Perfume de Mulher
Instrutora: Danielle Couto dos Santos

8 - CRAS Jardim Nautillus (Cabo Frio / RJ)
Coreografia: Vassourinhas
Instrutora: Roberta Rodrigues

9 - CRAS Manoel Corrêa (Cabo Frio / RJ)
Coreografia: Máscaras
Instrutora: Thaynne Teixeira

10 - CRAS Jardim Esperança (Cabo Frio / RJ)
Coreografia: Hope Girls – Líder de Torcida
Instrutora: Fernanda Loroza

11 - CRAS II Distrito – Tamoios (Cabo Frio / RJ)
Coreografia: Egípcias
Coreografia: Ritmo Latino
Instrutora: Suellen Nunes

12 - FUNSAG- Projeto Turma do Sítio (Cabo Frio/RJ)
Coreografia: Street Dance
Criadores / intérpretes: Lindomar Carvalho, Brendo Barreto, Heron Fernandes e Herick Barreto

13 - Ballet Marcia Sampaio (Cabo Frio/RJ)
Coreografia: Mo-Be
Coreógrafo: Henrique Talmah
fonte pmcf

sábado, 25 de agosto de 2012


IV Maratona Fotográfica de Cabo Frio recebe inscrições até o dia 1º

Estão abertas, até o próximo dia 1º de setembro, as inscrições para a IV Maratona Fotográfica de Cabo Frio. O tema desta edição é “O que é Cabo Frio?” e serão aceitas fotografias em todos os formatos (celular, pinhole, polaroid, negativo, positivo, cybershot, dentre outros).

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas via e-mail para iv.mf.cf@gmail.com contendo, em anexo, de 10 a 20 fotografias em alta resolução para impressão (mínimo 300 DPI), junto com a ficha de inscrição preenchida e assinada. A ficha de inscrição e mais informações sobre o evento estão no site www.maratonafotograficadecabofrio.blogspot.com.br.

A IV Maratona Fotográfica de Cabo Frio é uma realização do Levante Cultural e conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Festival da Culinária da Pesca acontecerá no próximo fim de semana



Mais um final de semana dedicado à gastronomia em Cabo Frio. Desta vez o evento reunirá todos os sabores do mar no Festival da Culinária da Pesca, que será realizado na rampa dos pescadores do bairro Gamboa, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, sempre a partir das 12h.

O Festival da Culinária da Pesca foi idealizado pelas Trabalhadoras da Pesca, grupo formado por mulheres e filhas de pescadores da Associação de Pescadores da Gamboa. O evento, que já está em sua quinta edição, é mais uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, por meio de sua Secretaria de Turismo.

O bairro Gamboa é tradicionalmente uma colônia de pescadores, onde muitas famílias ainda sobrevivem da pesca, e o Festival tem como um de seus objetivos resgatar a culinária de raiz típica, incentivando pratos criativos e saborosos à base de frutos do mar.

Durante os três dias de evento o público terá a oportunidade de saborear 20 deliciosos pratos, além de doces variados. Entre os pratos principais, que serão comercializados a partir de R$ 8, estão caldo de abóbora com camarão, tainha com guando, lula à dorê, camarão ao alho e óleo, bobó de camarão, filé de sardinha com aipim, empadão de marisco e acarajé, dentre outra delícias.

Além de barracas com pratos de dar água na boca, entre doces e salgados, o Festival da Culinária da Pesca também contará com exposição e venda de artesanato, shows musicais, área de recreação infantil e muito mais. Para animar o público, na sexta-feira, dia 24, haverá show do cantor Jorge Villas; no sábado, dia 25, Orquestra Tropical; e no dia do encerramento, 26 de agosto, Banda Ramona Rox. Todos os shows terão início às 21h. Os três dias do Festival também contarão com a empolgação do DJ Massora.

O Secretário de Turismo de Cabo Frio, Paulo Massa, entendeu que este festival deveria receber a mesma atenção que os demais já realizados no município:

- É importante ressaltar que a proposta do Festival da Culinária da Pesca surgiu de um grupo de mulheres e filhas de pescadores do bairro para ampliar a renda da Associação de Pescadores e promover os componentes da pesca no município. A Prefeitura já apóia o evento desde sua primeira edição, mas este ano reuni minha equipe para que juntos pudéssemos agregar mais valor, investindo na mesma proposta de sucesso que já alcançamos com os Festivais do Marisco, da Sardinha e do Camarão – declarou Paulo Massa, Secretário de Turismo de Cabo Frio.

Toda renda arrecadada no V Festival de Culinária da Pesca será destinada à Associação de Pescadores e usada na manutenção do material utilizado no trabalho diário, além de investimentos futuros.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Obras na Praça Porto Rocha terão início na próxima semana


  • A partir de segunda-feira, dia 20 de agosto, de acordo com informações do Superintendente da Coordenadoria de Planejamento de Cabo Frio, Felipe Araújo, começa a ser montado, na Praça Porto Rocha, o canteiro da obra que promete mudar o aspecto da região central e comercial da cidade. O projeto, totalmente voltado para a acessibilidade, idealizado pelo arquiteto e Diretor da Coordenadoria, Rodrigo Garcia, promete unir a tradição do local ao que existe de mais moderno em equipamentos, iluminação e paisagismo.

    Visando contemplar o pedestre, e a facilidade de percorrer o centro comercial e redondezas a pé, o projeto da nova Praça Porto Rocha consegue aliar o desenho dado por seu último “escultor”, o arquiteto Aristarco Acioli, há 42 anos, à iluminação futurista das lâmpadas de led. Elas estarão presentes, principalmente, nas áreas que contemplam a acessibilidade do projeto. Para se ter uma idéia, as faixas de pedestres terão micro-lâmpadas que se acenderão em verde ou vermelho, de acordo com a definição do sinal de trânsito. O projeto de iluminação das faixas auxilia pessoas com déficit de visão e idosos. Os degraus de toda a praça também receberão fitas de led, a exemplo das escadas de cinemas e teatros.

    Além disso, todo o entorno da praça e sua continuação, na Praça D. Pedro II, contará com piso podotátil, ideal para guiar deficientes visuais por toda a área até o ponto de ônibus e ruas ao entorno, a exemplo da Érico Coelho, que já passaram pelo processo de adaptação. A Praça também será rodeada por rampas para acesso de cadeirantes. Outra novidade, no que diz respeito à acessibilidade, são as traffic calmings, faixas em tom vermelho, no mesmo nível das calçadas, que funcionam como um quebra-molas, só que menos acentuado, e facilitam a travessia de deficientes visuais e pessoas com mobilidade reduzida, já que não precisarão descer até o nível da avenida para atravessar. Todas as faixas serão interligadas pelo caminho de piso podotátil, para melhor identificação do deficiente visual.

    A Praça Porto Rocha será dividida em três diferentes níveis. O primeiro deles contará com piso de pedras portuguesas arrumadas em formato de xadrez inglês. Na área dos bancos de concreto – segundo nível –, onde a população passa a maior parte das manhãs e tarde, Rodrigo Garcia programou também um piso de granito “para promover mais acolhimento e dar um aspecto de praça de shopping mesmo”, revela o arquiteto. Já a área de eventos, onde fica o coreto, até a Praça D. Pedro II, será de pedras portuguesas, mas com uma linguagem mais contemporânea, como define Garcia:

    - A idéia é fazer com que a pessoa comece a trajetória no que existe de mais tradicional na praça e prossiga até o que existe de mais moderno.
    Em toda a praça, vale salientar, as árvores, centenárias por sinal, serão mantidas e ganharão um destaque especial: a iluminação de baixo pra cima. O mesmo acontecerá com os canteiros que serão cercados por cerâmica holográfica, que acentua o efeito de luzes. Além desse tipo de iluminação, postes de led serão instalados abaixo das copas das árvores, o que tornará a praça mais iluminada.

    A Praça Porto Rocha também ganhará bicicletários e um estacionamento para motos. Já as vagas para automóveis serão remodeladas com o objetivo de facilitar o trânsito pela Avenida Assunção, hoje bastante prejudicado pelo posicionamento dos carros, que tomam parte de uma das pistas. Também serão destinadas vagas para deficientes.

    Outro destaque do projeto é a valorização de bustos e esculturas que contam a história do município. O busto do ex-prefeito Francisco Paranhos, por exemplo, ficará próximo à fonte que será instalada na praça. Já o busto de Teixeira e Sousa, cabofriense e primeiro romancista brasileiro, ganhará paisagismo especial ao lado do coreto, que também será reformado. O marco da cidade também ficará mais visível, e o pelourinho, escultura que instituiu a cidade de Cabo Frio e sua legitimidade legal, voltará para o seu local de origem.

    Outra grande novidade, esta inédita no Brasil, de acordo com Rodrigo Garcia, é a organização do ponto de táxi local em uma grande plataforma de embarque. Com formato de onda, em vidro temperado, a plataforma dará mais comodidade aos condutores e aos passageiros, que antes embarcavam na rua e agora terão local protegido.










    fonte:pmcf

    quarta-feira, 15 de agosto de 2012

    Rosa de Saron, hoje, 20 horas, na Praça Porto Rocha.

    Formada por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), a banda Rosa de Saron surgiu em 1988 na cidade de Campinas (SP), dentro do moviemto de Renovação Carismática da Igreja Católica Com pouco tempo de banda, começaram a compor suas proprias músicas e participar de festivais, sempre garantindo as primeiras colocações, levando assim o Rosa de Saron a ser conhecido na cena músical da cidade e em seguida a gravar seu primeiro albúm, “Diante da Cruz”. O segundo disco “Angústia Suprema”, desperta o interesse fora do meio religioso e é altamente elogiado por revistas especializadas. Em 1999, grava o single “Olhando de Frente”. Em 2002, após a troca de vocalista, o Rosa de Saron lança “Depois do Inverno”, que consagra a banda. Em 2005, lança “Casa dos Espelhos”, eleito em 2006 como o 3° Melhor disco de Hard Rock Nacional. Em 2007, a banda grava o CD “Acústico” que, mais que uma versão desplugada das suas músicas, através de arranjos muito bem elaborados e de uma excelente interpretação, apresenta ao público um trabalho de altíssima qualidade. Para celebrar 20 anos de carreira, em 2008 a banda grava seu primeiro DVD, o “Acústico e Ao Vivo”, primeiro trabalho da banda a ser distribuído pela Som Livre, rendendo ao grupo seus primeiros DVD e CD de Ouro. As músicas do DVD e CD Acústico e Ao Vivo figuram por muito tempo entre as mais pedidas em várias rádios e sites de letras e cifras. Depois do enorme sucesso com o formato acústico, retornam ao formato elétrico com “Horizonte Distante” que, também muito bem aceito pelo público concedeu à banda um novo Disco de Ouro. Em dezembro de 2010 o Rosa de Saron, dando continuidade a parceria com a Som Livre, lançou seu segundo DVD, Horizonte Vivo Distante, que alem de registrar a bem sucedida turne realizada durante o ano, apresenta 5 canções indeditas e a regravação da música “Mais uma Vez”, famosa canção de Renato Russo e Flávio Venturini e concede a banda um novo DVD de ouro. Indicada por dois anos consecutivos (2010 e 2011) ao Latin Grammy Awards, um dos prêmios mais importantes da música no mundo o que acabou ajudando ao Rosa de saron a se tornar conhecido e respeitado dentro da cena musical brasileira. Também em 2011, a convite da CNBB, se apresentou na JMJ em Madri, Espanha, como representante oficial da juventude brasileira na Jornada O 11º e mais recente trabalho da banda é o CD O Agora e o Eterno, com 17 músicas inéditas que reafirma a vocação de boa aceitação da banda em todos os meios, religioso ou não, levando a banda a ser atração constante em feiras agropecuárias, festas de cidade e importantes festivais Com quase 25 anos de estrada, são mais de 150 mil acessos / mês no site oficial, mais de 180 mil fãs no Facebook, mais de 145 mil seguidores no Twitter, quase 3 milhões de audições na página do Myspace e 5 milhões de views apenas em seu canal do Youtube alem de muitos vídeos não oficiais onde apenas um deles já ultrapassou a marca de 12 milhões de acessos. Também alcançam o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume. Apesar de todo reconhecimento e crescimento durante todos esses anos, o objetivo da banda continua o mesmo dos seus primeiros ensaios: Fazer rock com qualidade levando uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos.