Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cabo Frio já plantou 98 mil mudas de plantas desde 2005

 Evitar o avanço da vegetação exótica e promover o replantio de mudas nativas. Essa tem sido uma das principais funções da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente (Cogepla) de Cabo Frio nos últimos cinco anos. Desde 2005, até dezembro de 2010, 98 mil mudas foram replantadas na Duna Boa Vista (33 mil) e no Parque Ecológico do Dormitório das Garças, área de mangue (65 mil).

De acordo com o coordenador municipal de Meio Ambiente, Alcebíades Terra, o trabalho também será feito na Praia do Forte, no espaço que vai dos quiosques da Orla até o limite do município com Arraial do Cabo:

- Por enquanto estamos na fase de retirada da vegetação exótica, que não é comum à nossa região. Da Praia do Forte já foram retiradas casuarinas e amendoeiras, entre outras espécies invasoras – explica o coordenador.

Sobre o assunto, o diretor do Departamento de Gestão das Unidades de Conservação da Cogema, José Henrique de Moura, afirma que o trabalho de retirada das espécies invasoras já foi concluído até a direção do bairro do Braga e que o trabalho de replantio das espécies nativas é contínuo em todo o município:

- O trabalho não termina. Sempre que identificamos áreas danificadas, ou algum clarão na vegetação, fazemos o replantio de espécies – diz.

O próximo passo para a Praia do Forte é a introdução de mudas nativas, como já foi feito em outras áreas. Ainda de acordo com Alcebíades Tavares, a vegetação seca, em função da ausência de chuvas na cidade, vem sofrendo com incêndios. Segundo ele, um dos locais mais afetados tem sido exatamente a área de dunas da Praia do Forte e as queimas, muitas vezes causadas por combustão de lixo ou detritos lançados na areia, ocorrem junto à vegetação exótica.
fonte:pmcf

Nenhum comentário:

Postar um comentário