Páginas

domingo, 4 de março de 2012

Semana Teixeira e Sousa: Cabo Frio institui o Ano Comemorativo ao primeiro romancista brasileiro


Foi apresentado pela manhã do dia 2 de março, no auditório da Prefeitura de Cabo Frio, o Decreto nº 4615/2012, assinado pelo Prefeito Marcos da Rocha Mendes, que institui 2012 como o Ano Comemorativo ao Bicentenário do Nascimento de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa. A leitura oficial do documento foi feita pelo Chefe de Gabinete Alfredo Gonçalves, que representou o prefeito na solenidade, e ouvida por representantes do governo municipal, por personalidades atuantes do movimento negro e por dois baluartes da cultura nacional, os atores Antônio Pitanga e Jorge Coutinho, que também é presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado do Rio.


Na abertura da solenidade, foi apresentado um vídeo com uma breve história da vida de Teixeira e Sousa e do legado deixado por ele para a literatura no Brasil. Após, o Secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia, deu início às oratórias e agradeceu a presença de pessoas tão ilustres ao encontro:


- A nossa homenagem a Teixeira e Sousa não acontece apenas por ele ter sido um cabofriense famoso, não só pelo pioneirismo dele, mas também pelo humanismo identificado em suas obras e por ele identificar nelas o Brasil real. Esta reunião realizada hoje marca o vínculo firmado com a Fundação Palmares e a certeza de que diferentes ações ao longo do ano serão realizadas em homenagem ao escritor. Estamos muito felizes pela representatividade presente nesta mesa – disse.


Formaram a mesa, além de Alfredo Gonçalves, José Correia, Antônio Pitanga e Jorge Coutinho, o Representante da Fundação Palmares, Rodrigo Nascimento; Paulo Roberto dos Santos, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE); a Presidente do Conselho das Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro (CENIERJ), Ivonete de Mendonça, além da Vice-prefeita de Cabo Frio, Delma Jardim, e da Secretária Municipal de Educação, Laura Barreto.


O ator Jorge Coutinho se disse muito feliz e honrado em participar de um evento em exaltação a Teixeira e Sousa:


- Acho a iniciativa muito bonita e acredito que ações como esta devem ser sempre divulgadas - afirmou.


Já Antônio Pitanga destacou a importância da cultura negra para todo o País:


- Quando fui chamado para estar aqui, demorou a cair a ‘ficha’, porque acredito na valorização de grandes representantes culturais que foram esquecidos de nossos currículos e livros escolares, por isso me senti muito honrado. O Brasil de hoje se deve à cultura negra que, embora tenham tentado, nunca foi destruída. Por isso, meus aplausos a Cabo Frio pela iniciativa de homenagear Teixeira e Sousa. Sinto-me de alma ‘alimentada’ - disse o ator.


fonte: pmcf

Nenhum comentário:

Postar um comentário