Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

Semana Teixeira e Sousa: Livro sobre o autor

Em meio às comemorações da Semana Teixeira e Sousa, que será realizada em Cabo Frio entre os dias 21 e 28 de março, será lançado, no primeiro dia do evento, às 20h, no Charitas, o livro “Teixeira e Sousa entre seus Contemporâneos”, da Doutora em Teoria e História Literária, Hebe Cristina da Silva. A publicação conta com 246 páginas, foi impressa pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e trata da vida e da obra do escritor, além de apresentar uma série de textos selecionados e comentados, de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa.

O lançamento do livro é uma das ações comemorativas ao bicentenário do escritor e primeiro romancista brasileiro. De acordo com a autora, a publicação está dividida em duas partes. Na primeira delas está a biografia de Teixeira e Sousa, que abrange a vida particular e literária do escritor cabofriense e um estudo de suas obras:

- Nesta parte encontram-se a relação de todos os títulos que ele publicou, o número de edições que seus textos obtiveram no século 19, a recepção que receberam por parte do público leitor não especializado e dos críticos literários e um estudo comparativo através do qual se situa o autor no contexto de formação do romance brasileiro – explicou Hebe.

A autora revela, ainda, que na segunda parte do livro há uma iconografia composta por uma foto do autor, por imagens das páginas de rosto de seus livros e das páginas de jornais e revistas literárias em que ele publicou seus textos. Nesta parte também foram disponibilizadas passagens extraídas das obras do escritor já que, com exceção dos romances “O Filho do Pescador” e “Tardes de um Pintor”, os demais livros de Teixeira e Sousa só possuem edições elaboradas, e de difícil acesso, no século 19.

A escritora também trata no livro sobre o prestígio de Teixeira e Sousa entre os estudiosos da época. Para ela, o escritor demonstrou, ao longo de sua vida, um grande interesse pelas atividades culturais de sua época, fato que ajudou a colocá-lo no rol de grandes escritores de renome em seu tempo:

- O interesse pelo estudo de Teixeira e Sousa surgiu quando eu estava pesquisando alguns periódicos do século 19 em busca de dados sobre José de Alencar. Através dos textos que encontrei ao longo dessa pesquisa, percebi que o autor cabofriense desfrutava de prestígio entre os iletrados da época, o que contrastava muito com as palavras dedicadas a ele em grande parte das histórias literárias brasileiras publicadas ao longo do século 20. Assim, decidi recuperar seu percurso como escritor, a história editorial de seus livros e a recepção que as publicações obtiveram entre seus contemporâneos – diz.

O estudo de Hebe Cristina, segundo ela relata, acabou revelando um Teixeira e Sousa de grande importância para a literatura nacional: “ele desempenhou um papel significativo no contexto de formação do romance brasileiro e o estudo de suas obras em prosa é fundamental para entender quais foram as escolhas e estratégias utilizadas pelos primeiros prosadores nacionais”, revela.

O livro da professora e escritora Hebe Cristina será comercializado a partir do lançamento no dia 21 próximo e ao longo de toda a Semana Teixeira e Sousa.

A 22ª edição da Semana Teixeira e Sousa é uma realização da Secretaria de Cultura de Cabo Frio e conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus – e das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, através da Coordenadoria de Meio Ambiente.

Currículo de Hebe Cristina – Hebe Cristina é graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e também mestre e doutora em Teoria e História Literária pela mesma instituição. Ao longo da carreira acadêmica, priorizou o estudo de autores brasileiros oitocentistas e do gênero romanesco. No mestrado, analisou romances e textos políticos de José de Alencar, defendendo, em 2004, a dissertação “Imagens da Escravidão: uma leitura de escritos políticos e ficcionais de José de Alencar”. No doutorado, dedicou-se à investigação de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, produzindo a tese “Prelúdio do romance brasileiro: Teixeira e Sousa e as primeiras narrativas ficcionais”, defendida em 2009. Atualmente, é pesquisadora independente e professora da área de Língua Portuguesa, ministrando aulas para Ensino Fundamental, Médio e Superior em instituições públicas e privadas.
fonte: pmcf

Nenhum comentário:

Postar um comentário