Páginas
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Capacitação de membros de Conselhos Municipais de Idosos da baixada Litorânea
Estado capacita integrantes de Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa da região em Cabo Frio
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI) reuniram nesta quinta-feira, 14 de junho, representantes de sete cidades da região para capacitação de membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa da Baixada Litorânea. O curso foi ministrado em Cabo Frio, no auditório de uma universidade local através de parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
Na região da Baixada Litorânea todos os municípios desenvolvem políticas públicas para idosos, mas para o curso oferecido pelo estado foram chamados apenas os que possuem Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa. Seguindo este preceito, para a capacitação regional foram convidados os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Maricá, Saquarema, Silva Jardim e Casimiro de Abreu.
Anfitriã do evento, a Secretária de Assistência Social de Cabo Frio, Olívia Sá, abriu a solenidade saudando os presentes com uma análise sobre o que a capacitação representa para a sociedade:
- Esta ação é de grande importância para a população porque qualifica quem trabalha diretamente na defesa dos direitos de quem vive em nossos municípios. Cabo Frio hoje tem quatro conselhos em plena atividade e estamos caminhando para a implantação do quinto. Capacitar quem está à frente desta luta significa oferecer um serviço de excelência em qualidade para quem é assistido pelo poder público através da parceria com a sociedade civil organizada, que são os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos de cada grupo de cidadãos - disse a Secretária.
O curso foi ministrado em dois períodos e apresentou como temas principais a legislação que trata da causa do idoso, a função do conselheiro, a competência e a missão do Conselho Municipal. Nestas questões, as preleções reuniram à mesa central do evento a assistente social e gerontóloga Leyla Corado, representante da Superintendência de Políticas para a Pessoa Idosa (SPPI) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos; Maria José Ponciano, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI); a Drª Rosana Rodrigues Alves Pereira, promotora do Ministério Público do estado do Rio; e Dina Frutuoso, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI).
Pela manhã, a capacitação foi baseada em palestras sobre os temas centrais do curso e, no período da tarde, os Conselheiros participaram de uma ação dinâmica debatendo temas específicos citados pelo Ministério Público a partir do Estatuto do Idoso.
Ainda no evento desta quinta feira, a presidente do CEDEPI, Maria José Ponciano, anunciou a intenção do Conselho Estadual de retornar a região para um novo encontro com os Conselhos Municipais da Baixada Litorânea. Desta vez, para uma reunião descentralizada e informal visando a troca de ideias e experiências entre os integrantes dos COMUDIs. De imediato a Secretária de Assistência Social Olívia Sá apresentou Cabo Frio como município candidato a sediar o encontro, disponibilizando toda estrutura necessária à realização do mesmo, o que de pronto foi aprovado por unanimidade dos presentes. Com isso, integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa das cidades que compõem a região da Baixada Litorânea estarão em Cabo Frio no dia 17 de agosto para uma nova reunião de trabalho com o Conselho Estadual.
Capacitação de Conselheiros fez parte da Campanha Rompendo o Silêncio - A Capacitação realizada em Cabo Frio representou uma das ações da programação que a Secretaria Municipal de Assistência Social vem desenvolvendo em face da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (de 10 a 16 de junho) com tema “Rompendo o Silêncio”. Além do curso para Conselheiros a SEMAS promoveu palestras sobre o tema central da campanha nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), proferidas por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e orientadores sociais integrantes do corpo técnico do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Para encerrar as atividades da semana especial de proteção à terceira idade, a Assistência Social de Cabo Frio levará parte de sua equipe nesta sexta-feira ao centro da cidade. A partir das 9h, advogados, orientadores sociais, técnicos da assistência social, dentre outros profissionais, estarão atuando em tendas instaladas na Praça Porto Rocha buscando conscientizar a população de que, em se tratando de maus tratos com a pessoa idosa, romper o silêncio é preciso. As ações também marcarão em Cabo Frio o Dia Internacional de Combate a Violência Contra o Idoso, celebrado em 15 de junho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário