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sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Via Lagos: mais 15 anos e, enfim, mureta central

Pedágio será reduzido, mas tarifa adicional poderá ser ampliada das 12h de sexta às 12h de segunda


A Rodovia RJ-124 (Via Lagos): concessionária construirá mureta divisória em troca da prorrogação do contrato Foto: CCR / Divulgação
A Rodovia RJ-124 (Via Lagos): concessionária construirá mureta divisória em troca da prorrogação do contratoCCR / Divulgação
RIO - Os valores do pedágio na Via Lagos, principal acesso à Região dos Lagos, serão reduzidos a partir do dia 13 de janeiro, mas a tarifa adicional, cobrada aos sábados e domingos, voltará a ser praticada das 12h de sexta-feira até as 12h de segunda-feira, o mesmo acontecendo nos feriados. O governo do estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), aprovou na quinta-feira proposta da Agência Reguladora de Transportes (Agetransp) que prorroga por mais 15 anos o contrato de concessão da Via Lagos, que é administrada pelo Grupo CCR, também responsável pela Ponte Rio-Niterói e pela Via Dutra.
A tarifa básica e a adicional foram reduzidas, respectivamente, em 16,5% e 8,9%. Nos dias úteis, o pedágio dos carros de passeio cai de R$ 10,30 para R$ 8,60; a adicional será reduzida de R$ 15,70 para R$ 14,30. Na proposta feita à Agetransp e aprovada na quinta-feira pelo governo do estado, a CCR se compromete a construir a mureta divisória da pista, uma antiga reivindicação dos usuários da rodovia, e outras obras com investimento de R$ 120 milhões em três anos. As melhorias serão entregues até o primeiro semestre de 2014. A Via Lagos (RJ-124) tem 38 quilômetros e foi concedida à iniciativa privada em 1996.
—- A proposta passou por análise técnica e foi aprovada porque o edital de concessão previa que a mureta divisória só seria construída depois que o volume de tráfego da rodovia atingisse 20 mil veículos por dia. Desta forma, o contrato ia acabar e a obra não seria feita. A mureta é necessária para evitar choques frontais de veículos. Além dela, serão feitas outras obras, com alargamento da pista e pavimentação dos acostamentos, tudo para aumentar a segurança dos usuários — disse o presidente do DER, Henrique Ribeiro.
O administrador de imóveis Marcos Tadeu Marques, que mora no Maracanã e vai todo o fim de semana para a Região dos Lagos, aprovou a mudança:
— Eu prefiro pagar um pouco mais para ter tranquilidade viajando numa estrada segura. É duro pagar pedágio, mas a estrada antiga era muito perigosa — disse Marques.
Construção da mureta exigirá outras obras na via
Com as mudanças, a Via Lagos volta a praticar o mesmo sistema de cobrança de pedágio da época da concessão e que era critica principalmente por moradores da região que não usam a rodovia para turismo. Para construir a mureta divisória das pistas, a CCR terá que fazer obras de adaptação na rodovia, com alargamento da plataforma da pista; modificações nos retornos; pavimentação dos acostamentos (que são cobertos com grama) e mudança de todo o sistema de sinalização horizontal, vertical e aéreo.
fonte: o globo
 

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