Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fazenda Campos Novos recebe pesquisadores da Universidade de Zurique


A Prefeitura Municipal de Cabo Frio está empenhada na criação de um geoparque na Fazenda Campos Novos.  Para atingir este objetivo, foi realizada na última quarta-feira, dia 19, uma reunião com representantes dos municípios da Costa do Sol, de universidades públicas como UFF, IFF e Uerj, e de diversos órgãos federais e estaduais, além da Universidade de Zurique (Suíça) que desenvolve, no momento, um estudo sobre o tema. 

As análises já foram iniciadas e, após a elaboração do projeto, o mesmo será enviado para chancela da UNESCO. Se o projeto receber aprovação, a Fazenda Campos Novos será a sede administrativa do Geoparque que abrangerá desde Maricá (região de Ponta Negra) até Macaé, tratando do patrimônio geológico e dos aspectos culturais, históricos, pré-históricos e ecológicos da região. 

– Estamos trabalhando para que, até outubro, possamos apresentar o projeto à Unesco, que nos emitirá uma espécie de selo para caracterizar esta área como Geoparque. A Fazenda Campos Novos seria a sede administrativa, mas teríamos ainda outras sub-sedes em toda esta região – declarou Jonatas de Carvalho, pesquisador da fazenda.

Segundo a definição da UNESCO, um geoparque é um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-econômico local. Deve abranger sítios geológicos de especial importância científica, e que sejam representativos de parte da história geológica da Terra, seus eventos e processos. Além do significado geológico, pode apresentar relevância ecológica, arqueológica, histórica e cultural.

– Nossa região, com geossítios de importância internacional, já está sinalizada pelos projetos Caminhos Geológicos e Caminhos de Darwin. Possui museus, sambaquis e áreas protegidas de valor inestimável.– relembrou o pesquisador.

Os geoparques estão organizados em uma rede global da UNESCO que tem, hoje, 57 áreas em todo mundo, sendo uma no Brasil, o Geoparque Araripe.
fonte: pmcf


 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário