Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cabo Frio se prepara para realizar Conferência Regional dos Direitos do Idoso



A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Coordenadoria Geral da Melhor Idade e do Conselho Municipal do Idoso, realizará na segunda-feira, dia 25 de julho, a III Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Baixada Litorânea. A partir das 8h, representantes de Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cachoeiras de Macacu, Iguaba Grande, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim estarão reunidos na Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio, para debater formas de pactuar caminhos intersetoriais entre o envelhecimento e as políticas do Estado para o setor.
Os objetivos da III Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Pessoa da Baixada Litorânea são, dentre outros tópicos, debater temas relevantes para o campo do envelhecimento bem como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso na perspectiva de sua efetivação nas esferas dos governos municipal, estadual e federal; mobilizar a população da região, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade e fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, além de eleger delegados e suplentes para a III Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa a ser realizada em agosto na cidade do Rio de Janeiro.
O tema central da Conferência – “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil” - foi dividido em quatro eixos que serão discutidos em plenária. No primeiro momento, quando o eixo a ser debatido será “O envelhecimento e políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais”, a proposta é pensar a pessoa idosa como cidadã de direitos que precisam ser respeitados e conquistados pela sociedade brasileira. No eixo II o tema será a pessoa idosa como protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos.
O eixo III da Conferência Regional em Cabo Frio buscará o fortalecimento e a integração dos Conselhos de Defesa dos Direitos do Idoso e, por fim, no eixo IV serão discutidas as diretrizes orçamentárias e o Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estado, Distrito Federal e Municípios com o objetivo de debater e fiscalizar o cumprimento do que rege o estatuto do idoso.
fonte: pmcf

Nenhum comentário:

Postar um comentário