O filme da campanha de combate a violência contra idosos conquistou dois prêmios no V Curta Cabo Frio. Produzido e estrelado por idosos do Curso de Teatro e Televisão do CEMI – Centro Especializado da Melhor Idade, o filme “A Liga da Melhor Idade: A violência” inicialmente concorreu com mais de 900 filmes de todo o país e venceu a seletiva para exibição. Esta primeira conquista foi muito festejada pelo diretor do filme e professor do curso de teatro e televisão do CEMI, Fábio Betta, e seus alunos.
Na noite da exibição no Teatro Municipal de Cabo Frio, já em plena competição, o curta foi o mais aplaudido da sessão, antecipando a aprovação popular que culminaria na cerimônia de premiação no último sábado, dia 10, com dois troféus: 1º Lugar no Prêmio Juri Popular – Melhor Filme e 1º Lugar no Prêmio de Melhor Curta produzido em Cabo Frio. Os prêmios, segundo o diretor Fábio Betta, não só coroaram o talento da terceira idade como serviram de grande incentivo para novas produções:
- Nosso elenco recebeu a premiação como grande reconhecimento ao empenho de todos para chegarmos ao primeiro degrau desta longa escada que vamos galgar. Este trabalho abriu as portas para outras ações semelhantes que já temos planejadas e serão executadas em breve. A nobre arte do cinema chegou forte no CEMI e aos poucos está revelando grandes valores que estavam adormecidos - afirmou o diretor.
Participaram do filme “A Liga da Melhor Idade: A violência” os atores Lindberg Brito, Deja, Leci e Don Rhatão. O curso de teatro e TV foi implantado no Centro Especializado da Melhor Idade há três anos e, para chegar a este resultado, a caminhada foi longa e trabalhosa:
- Lembro-me bem de como foi o início do nosso trabalho. Alguns alunos tinham dificuldades de expressão corporal e verbal. Óbvio que sabíamos das dificuldades e limitações de cada idoso, mas com a dosagem certa de trabalho nos adaptamos à realidade deles e a partir daí o segmento das nossas atividades fez surgir naturalmente, em cada um, o talento para a execução do que tínhamos planejado em conjunto. Após um ano de trabalho sério com a turma, nos deparamos com um grande vilão da arte: a dificuldade de decorar textos maiores ou mais complexos. A partir desta constatação resolvemos utilizar a linguagem televisiva e a cinematográfica em adaptações, aproveitando a bagagem cênica que já havia sido adquirida pelo grupo e, com isso, chegamos ao reconhecimento dos nossos atores no V Curta Cabo Frio – destacou o Fabio Betta.
As aulas de teatro e TV são gratuitas e acontecem às segundas e quartas-feiras. Para participar, o idoso deve fazer seu cadastro no CEMI e solicitar a matrícula no curso.
fonte:pmcf
Nenhum comentário:
Postar um comentário