Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

lll CNDPI

3ª Conferência Nacional de Defesa da Pessoa Idosa ratificou velhos desejos da população idosa do Brasil que é de ter uma Secretaria Nacional de Politícas para a Pessoa Idosa; uniformização da idade em 60 anos para todos os benefícios; a inclusão da realidade da população idosa em todas as políticas públicas do Brasil, entre muitas outras prioridades. Foram momentos de conquistas e reflexão. Mais de 700 Delegados, do Brasil inteiro, sairam com a alma lavada do encontro.
A noite da última  quarta-feira (23) foi especial para os mais de 25 milhões de idosos em todo o país com o lançamento da campanha pela valorização aos direitos da pessoa idosa, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Na abertura oficial da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece em Brasília/DF até esta sexta-feira (25), a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Frente Nacional de Prefeitos para incentivar a criação e o fortalecimento dos conselhos e realizar um mapeamento de experiências em política públicas municipais na área idoso. Rosário também firmou parceria com os Correios, que fará com que a campanha de valorização ao idoso chegue aos quatro cantos do país. Com 300 mil peças, foi relançado o selo comemorativo ao Dia Mundial da Conscientização da Pessoa Idosa.

Segundo a ministra, a luta pelo envelhecimento com dignidade, prevista no Estatuto do Idoso, não é cumprido na íntegra, mas é a referência de uma política de assistência social sem assistencialismo. Ela citou os dados do Disque 100, que entre janeiro e outubro deste ano contabilizou 6.630 denúncias de violações aos Direitos Humanos dos idosos. “A Secretaria de Direitos Humanos reitera o compromisso com essa parcela da população. Precisamos enfrentar todos os tipos de violência e preconceitos existentes na nossa sociedade, de que uma pessoa tem mais valor no seu período produtivo. Todos os períodos da vida são produtivos”, enfatizou.
Maria do Rosário destacou ainda o caráter propositivo da Conferência. “Nós do governo estamos aqui para dialogar com a sociedade civil sobre as políticas existentes e o que necessitamos para avançar. O mais importante é que essa Conferência é deliberativa. Portanto, o que for decidido aqui, nós assumimos o compromisso de levar adiante, dentro da nossa política de garantia do envelhecimento ativo e saudável no Brasil”, completou.
Homenagens – A noite reservou ainda momentos de fortes emoções e surpresas com o reconhecimento do trabalho e militância de pessoas que lutam para um envelhecimento digo. A homenagem foi uma estatueta com uma ilustração alusiva à defesa aos direitos da pessoa idosa. Os homenageados foram o professor de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP, Matheus Papaleo Netto, geriatra aposentado do Hospital das Clinicas de SP; o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Campo Grande/MS, que desenvolveu jogos que favorecem a aprendizagem dos idosos, Aymoré Alves Marinho; Edusa César Menezes de Araujo Pereira, do Conselho do Idoso de Pernambuco, que propôs a criação de uma promotoria criminal do idoso em Recife/PE; Jorge Gilberto Leite, líder comunitário e presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul/RS; e Maria das Graças Monterio dos Castro, representante Pastoral Pessoa Idosa e diretora do Conselho Municipal do Idoso de Manaus.

Participaram da mesa de abertura junto com a ministra Maria do Rosário, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves; o senador Paulo Paim, que recebeu uma homenagem especial com o prêmio de Direitos Humanos da Pessoa Idosa; a presidenta do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Karla Cristina Giacomin; o vice-presidente para assuntos da 3ª idade da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Moacir Silva; o vice-presidente dos Correios, Larry Manoel Medeiros de Almeida; o secretário Especial do Idoso do DF, Ricardo Quirino; a presidente da Frente Parlamentar de Promoção da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, Flávia Soares; o presidente da Frente Parlamentar de Defesa e Apoio ao Idoso da Câmara dos Deputados, Vitor Paulo;  e outras autoridades

A Palestra magna

A especialista em estudos do envelhecimento da população brasileira do Instituto de Pesquisa de Pesquisa Aplicada (IPEA), a professora e economista Ana Amélia Camarano, falou  aos mais de mil participantes da 3º Conferência Nacional do Idoso.

A pesquisadora disse que, segundo estudos relacionados ao tema da conferência: O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil,  o envelhecimento populacional é um dos grandes fenômenos mundiais. “O Brasil é hoje um dos países que envelhece rapidamente e este é um dos desafios para o século 21, pois indica a necessidade de formulação de políticas públicas destinadas a atender a uma população com idade cada vez mais avançada”, conclui. De acordo com a economista, é necessário que prefeituras, estados e União propiciem uma transformação social com envelhecimento saudável e ativo.

Segundo estimativas do IBGE, para os próximos 30 anos, a previsão é que os idosos ultrapassem 50 milhões de pessoas, o equivalente a 28% da população. Conforme o Censo 2010, o percentual de pessoas com mais de 60 anos aumentou de 8,6%, em 2000, para 10,8% em 2010 e em 78 municípios brasileiros, uma em cada cinco pessoas tem 60 anos ou mais, ou seja, 20% da população da cidade.
Imagem da Plenária. Delegados(714) deliberando.

 Homenagem a Maria da Penha, Chefe da delegação do Rio de janeiro


 Representação da Baixada litorânea

Mesa Diretora com a Ministra Maria do Rosário

 Trabalho em grupo. Eixos sendo analisados

Plenária Final




 Eu, como Observador na Delegação do Rio de Janeiro, entregando a Maria da Penha, chefe da delegação, o cd com o "samba da melhor idade"

Um comentário:

  1. Acompanhei em loco a cobertura do site pelo amido Sergio e parabenizo a todos de Cabo Frio por terem esse excelente meio de comunicação da pessoa idosa

    Rafael Tavares
    Pres.Conselho do Idoso Barra do Pirai/RJ

    ResponderExcluir