Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cabo Frio lança Programa Municipal de Controle do Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio deu início nesta terça-feira, dia 15 de março, ao Programa Municipal de Controle do Tabagismo. A ação é realizada no PAM de São Cristóvão e conta com uma equipe composta por médicos, psicólogos e técnicos de enfermagem.
Os interessados em participar do programa devem se dirigir à unidade de saúde para realizar o cadastramento, que poderá ser feito todas as terças-feiras, a partir das 13h. Para efetuar o cadastro, basta apresentar documento de identidade com foto e prontuário do PAM.
O tratamento contra tabagismo é feito sob abordagem psicológica e médica. A primeira consiste em uma sessão por semana, durante um mês, e após este período, sessões mensais de manutenção durante um ano. O acompanhamento médico será realizado caso o paciente apresente alguma alteração pulmonar.
- Este programa é uma parceria com o Ministério da Saúde no combate às doenças causadas pelo fumo e mais uma ação que visa ao atendimento ao cidadão – disse Lucy Pires, Superintendente da Saúde Coletiva do município.
Sobre o Tabagismo - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é uma das principais causas de morte evitável no mundo. Quase cinco milhões de pessoas perdem a vida por ano em razão do tabagismo – cerca de 10 mil por dia. No Brasil, 23 pessoas morrem, por hora, em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.
O cigarro reúne aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes, sendo muitas delas cancerígenas. O tabagismo pode causar diversos problemas de saúde, tais como câncer de pulmão e do trato digestivo, dificuldades respiratórias, infarto, derrame, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário