Páginas

sábado, 11 de junho de 2011

Corpus Christi em Cabo Frio


Regulamento para o concurso de tapetes
1 – O concurso é aberto a toda a comunidade;
2 – As inscrições estarão abertas até o dia 21/06 na Secretaria da Paróquia no horário de 9 às 18hs.
3 – Os tapetes deverão ter as seguintes dimensões (7,5 m X 3,5);  e dentro de um dos seguintes temas: 
– A IGREJA VIVE DA EUCARISTIA.
– FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA
– AMOR A CABO FRIO
– EUCARISTIA PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.
– EUCARISTIA E A UNIDADE DOS CRISTÃOS
4 – Não será permitida a identificação da instituição ou da empresa no rodapé do tapete, de forma a garantir o anonimato no momento da apreciação do júri. Deverá ser colocado o n° da quadra.
5 – No ato da Inscrição o candidato receberá um número de identificação, que deverá constar da borda do tapete;
6 – Em todos os tapetes deverão constar mensagens escritas, de acordo com o tema escolhido;
7 – Serão os seguintes critérios de julgamento: beleza, adequação ao tema escolhido, criatividade/originalidade (clareza na composição da mensagem);
8 – A Comissão Julgadora será formada por artistas plásticos da Cidade, integrantes da comunidade paroquial e convidados;
9 – Fica assegurado à Prefeitura e a Paróquia o direito de publicar em seu material promocional, quaisquer imagens classificadas, sem ônus;
10 – Os trabalhos das quadras deverão ser iniciados até, no máximo, 8 horas da manhã do dia 23/06, após esse horário, as mesmas que forem constatadas como ausentes serão preenchidas;
11 – Os trabalhos deverão estar concluídos até as 13 horas do dia 23/06 para que possam ser apreciados e julgados pela Comissão;
12 – A inscrição implica aceitação irrestrita das normas deste Regulamento;
13 – Os casos omissos serão julgados pela Comissão;
14 – Os três tapetes finalistas classificados serão julgados com o seguinte critério:

Categorias:
A. beleza,
B. adequação ao tema escolhido,
C. criatividade/originalidade. (clareza na composição da mensagem);

Observações gerais:
1. Atenção: os tapetes que são confeccionados à noite perdem a cor por conta da água que escorre do sal, comprometendo a beleza.  Sugerimos que as partes de sal sejam colocadas apenas pela manhã.
2. Aos Senhores Diretores e Professores: pedimos informar antecipadamente aos membros do grupo formado acerca dos critérios e localização correta de sua quadra, fornecida antecipadamente.
Solicitamos orientar quanto à disciplina dos alunos, de maneira que possamos favorecer a boa imagem das escolas e entidades, bem como enfocar a importância do evento cultural em nossa Cidade.
3. Aproveitando a ocasião, anexamos o Histórico Sócio-Religioso e Cultural visando colaborar com a formação de todos os participantes.

Histórico Sócio-Religioso e Cultural dos Tapetes de Sal em Cabo Frio
No dia de Corpus Christi (do latim, que significa Corpo de Cristo), a Igreja Católica comemora solenemente a instituição do Sacramento da Eucaristia, por meio da qual Jesus se faz presente como alimento.
Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte de Jesus não permite uma celebração festiva, que consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo era alimentado por maná, no deserto. Hoje, o povo de Deus é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Por isso, na procissão, os fieis caminham com o ostensório, onde é depositada a hóstia consagrada, presença real do corpo de Cristo. É este o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas.
 Origem da celebração
A Igreja católica relata que a celebração teve origem em 1247, na Bélgica, quando uma freira teria tido visões de Jesus revelando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Ela, então, levou o caso ao Bispo local que quase duas décadas mais tarde, viria a ser eleito Papa (Urbano IV), instituindo a festa em sua Diocese.
A decisão do Papa Urbano IV de estender a solenidade a toda a Igreja ganhou força com a ocorrência de um milagre: o sacerdote Pietro de Praga, duvidando da presença de Cristo na Eucaristia, durante a celebração da Missa viu brotar sangue da hóstia consagrada.
Uma vez instituída para toda a Igreja, a data é marcada por concentrações, procissões e outras práticas religiosas, de acordo com o modo de ser e de viver de cada lugar. 
Tapetes de sal
A confecção dos tapetes de sal não é uma coisa nova na vida da Igreja. A “Cerimônia do Sal”, como era inicialmente chamada, surgiu em Roma, no ano 1246. Pela tradição romana, todos os sacerdotes, membros da Igreja e fieis católicos deveriam caminhar sobre os tapetes que serviam de enfeite para a “passagem” de Jesus glorificado no Santíssimo Sacramento. Mas, ao contrário do que acontece hoje, os tapetes não tinham enfeites. Era apenas a matéria prima, utilizada pelos fiéis, espalhada pelas ruas de Roma, sem cores ou formas personalizadas.
Com o passar do tempo, os fiéis resolveram dar cores aos tapetes, até as formas começarem a surgir e eles se tornaram o “maior espetáculo de arte religiosa” dos países católicos. Mas nem todos utilizavam o sal.
Cada país usava a matéria prima mais fácil de ser encontrada. 
A Tradição dos tapetes em Cabo Frio
Na Região dos Lagos, Cabo Frio foi a primeira cidade a introduzir o sal na confecção dos tapetes. Essa festa teve seu início no ano de 1964 e foi trazida pelo Frei Felipe Gabriel, quando vigário da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e logo foi absorvida pela comunidade, apoiada pelas associações religiosas.
Inicialmente os tapetes eram com flores, folhagens, serragem, pó de café usado, tampinhas de refrigerante cobertas com papel laminado e areia da praia. A procissão passava por ruas ainda de areia e seu trajeto já foi bem maior. Contornava a Avenida Nossa Senhora da Assunção, dos dois lados, indo até o final, no bairro da Passagem. Com o passar dos anos, a criatividade do povo cabo-friense veio introduzir o sal, numa época de grande safra, como forma de agradecimento dos salineiros a Deus. Houve época em que o sal ficou escasso e o calcário da Cia. Nacional de Álcalis veio substituir o nosso “ouro branco”. A Associação dos Salineiros de Cabo Frio, em épocas de pouco sal, colaborava bastante, colocando também o sal na avenida para que ele não faltasse e pudesse embelezar nossos tapetes para Jesus passar. Hoje, infelizmente, com a extinção de nossas salinas, às vezes precisamos comprar o sal do norte, mas este não tem a leveza e a beleza do sal de nossa região. Além da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, o sal é também utilizado nos tapetes da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Segundo Distrito e no bairro Peró. São utilizados aproximadamente 150 toneladas de sal, comprados pela Prefeitura, para que essa festa, de tanta beleza, possa continuar existindo. Aproximadamente 150 tapetes, medindo 3,5m x 7,0m, são trabalhados pelas mãos de grandes artistas, instituições educacionais, clubes de serviço, instituições bancárias, órgãos púbicos, associações religiosas, casas comerciais e comunidade em geral.
No Dia de Corpus Christi, é celebrada a Missa seguida de procissão aonde o sacerdote conduz o Santíssimo Corpo de Cristo sobre os tapetes de sal, acompanhada por um grande número de fiéis e visitantes que, impressionados com o belíssimo trabalho de arte e fé cristã, agradecem a Deus pelas maravilhas vividas naquele dia.
(Fonte: Jornal Sal e Luz - Paróquia de Nossa Senhora da Assunção - Cabo Frio)
--------------------------------------------------------------------------------------
Programação para a Festa de Corpus Christi da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção.
Quarta-feira – dia 22:
Às 22h- Início da preparação dos tapetes na Avenida Nossa Senhora da Assunção
Quinta-feira – dia 23:
Às 8h30min – Santa Missa – Igreja Matriz Auxiliar
Às 16h – Missa Solene e Procissão pela Avenida Nossa Senhora da Assunção com o Santíssimo Sacramento
20h – Show católico
Sexta-feira – dia 24:
Às 7h30min e 19h – Santas Missas – Igreja Matriz Histórica
20h – Festejos externos com show popular

Sábado – dia 25:
Às 20h – Santa Missa – Igreja Matriz Auxiliar
21h – Festejos externos com show popular
Domingo – dia 26:
Às 8h30min – Santa Missa – Igreja Matriz Auxiliar
Às 18h e às 20h - Santas Missas

Nenhum comentário:

Postar um comentário